A importância do Mapa Mental

O trecho que apresento abaixo foi extraído de um subcapítulo do meu Livro “Eu líder contemporâneo de alta performance”. A ideia é dar uma pequena pincelada em um exercício que considero extremamente importante na função do líder: o mapa mental, ou mind map.

Importante, antes, saber que mapas mentais são diagramas geralmente utilizados na área de educação para memorização e estruturação de ideias e agora estão sendo aplicados na área de gestão. Originalmente os mapas mentais foram desenvolvidos pelo educador inglês Tony Buzan que, durante seu trabalho verificou que alguns de seus alunos tinham muita dificuldade em memorizar as lições enquanto outros apresentavam bom desempenho, sem muita dificuldade. Ele notou que estes últimos utilizavam desenhos, cores, ilustrações, símbolos e setas além de marcarem os textos estudados com canetas coloridas. Esta forma de estudar destaca os pontos relevantes exatamente como vemos em mapas turísticos.

O Mapa Mental tem uma estrutura radial utilizando-se de palavras-chave, pois está provado que 90% do conteúdo concentra-se em 10% do texto, podendo também incluir imagens, ícones e cores. As ideias são estruturadas e interconectadas de forma lógica assemelhando-se à estrutura dos neurônios.

Em resumo, o Mapa Mental é uma ferramenta de anotação de informações de forma não linear, ou seja, elaborado em forma de teia, fornecendo uma visão global do assunto mostrando seus desdobramentos e interligações. É, também, uma maneira eficiente de fazer com que o nosso raciocínio esteja sempre em movimento.

Na gestão de pessoas contemporânea, o objetivo do gestor é (ou deveria ser) o contínuo desenvolvimento das capacidades de seus colaboradores e o senso de equipe. Esta técnica permite ao gestor uma abordagem sistemática da comunicação com seus colaboradores, colegas e superiores e um notável aumento de qualidade.

Podemos definir algumas características dos mapas como segue:

  • A)  As pessoas respondem a suas percepções da realidade e não a realidade em si.
  • B)  Toda pessoa tem seu próprio mapa, nenhum mapa
  • é mais real ou verdadeiro que o mapa de outra pessoa, são apenas representações diferentes.
  • C)  O mapa mais eficiente ou efetivo é aquele que oferece um número maior de escolhas e alternativas e não aquele que parece mais real.
  • D)  A mudança de comportamento ou resultados é consequência do enriquecimento do mapa do mundo, permitindo acesso a recursos diferentes para cada contexto ou situação.

Desta forma, convido meus seguidores para, caso se interessem,procure meu livro e conheça mais sobre o líder contemporâneo que você pode se tornar.

Entre em contato.

Leave A Comment