Dia Mundial da Água: uma questão de educação

Entre as especialidades técnicas está minha forte atuação no mercado que envolve o bem mais importante para a humanidade, a água. E, por isso, não poderia deixar de escrever um breve artigo das minhas impressões sobre esta data tão importante internacionalmente: o Dia Mundial da Água.

Em um dos meus livros, Gestão da Distribuição de Água, escrevi uma reflexão sobre as perdas de água relacionada à falta de educação e seu uso racional. Quando nos referimos à razão, racionalidade (uso racional), temos em vista um contraponto entre uso indiscriminado, quando falta conhecimento e atitude, e o uso racional, em que a consciência faz valer todo intelecto dos homens.

Neste mesmo livro comento: “Atualmente, grande parte dos índices de perda são resultados da falta de conscientização da importância da água e da energia elétrica pela população, bem como seu consumo racional, o que resulta na perda, não somente de recursos naturais, mas também de dinheiro do próprio consumidor.”

Parece-me que a dificuldade de tornar o hábito do uso racional é uma questão de educação e, por isso, a importância desta data Dia Mundial da Água para lembrar, reforçar e enfatizar as práticas diárias.

Em seguida a este trecho, dentro deste contexto, trago os principais itens dessa perda:

  • Vaso sanitário usado como lixeira, onde aciona-se a descarga sem necessidade;
  • Banhos demorados que excedem as necessidades de higiene pessoal;
  • Lavar a calçada com água, se distraindo com a mangueira de água escorrendo;
  • Aguar as plantas do jardim e deixar a mangueira com a torneira aberta;
  • Lavagem de roupas com água corrente;
  • Lavagem de frutas e verduras com água corrente;
  • Fazer a barba e escovar os dentes com a torneira aberta.

Em outras palavras o Dia Mundial da Água é fundamental para que possamos educar as pessoas em busca da melhoria e evitar que a falta de água se torne cada vez mais frequente até seu esgotamento. Se juntos trabalharmos para este esforço em comunicar e tentar mudar as atitudes das pessoas, nosso futuro tende a ser melhor.

Se quiser ajudar nesta causa, faça cartazes nos condomínios comerciais e residenciais, explique para as pessoas, mesmo que de maneira informal. Alerte funcionários, equipe de limpeza, portaria, amigos e familiares. Traga o assunto em pauta para dentro dos lares. Se você for professor, palestre, informe os alunos, elabore uma campanha e contribua para o nosso futuro.

 

Por fim, desejo a todos a conscientização e um Feliz Dia Mundial da Água!

Leave A Comment